04 DE JULHO
Sessão 01
– 14h às 18h – Local: Auditório A do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
BLOG:
FERRAMENTA MODERNA DE TRABALHO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Danielle Brito da Cunha (UFRN)
RESSONÂNCIA E PUBLICIDADE: A PERSUASÃO NA ESCRITA DE CRIANÇAS
Renata de Oliveira Costa –
(FE – USP/GEPPEP)
Orientadora: Claudia Rosa
Riolfi - (FE – USP/GEPPEP)
A INFLUÊNCIA
DE GILBERTO FREYRE (1900-1987) NA FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOSÉ LINS DO REGO
(1901-1957): UMA LEITURA DAS CARTAS
Maria Liduina de Araújo
A
LEITURA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR VIA PROGRAMA BALE
Diana Maria
Leite Lopes Saldanha – UERN
Araceli
Sobreira Benevides – UERN
A
PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICA EM UMA TURMA DE LETRAS DO PARFOR A PARTIR
DA ABORDAGEM SOCIORRETÓRICA: ALGUMAS REFLEXÕES
Rosivaldo Gomes
Adelma Barros-Mendes
ALÉM-MAR:
RECEPÇÃO E PRODUÇÃO LITERÁRIA DE
RACHEL
DE QUEIROZ (1910-2003)
Keila Vieira de Sousa
ESCRITA ACADÊMICA: O PESQUISADOR
E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA.
Maria Aparecida da Silva Miranda
(UFRN/PPGEL)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPGEL/GETED)
COMPREENSÃO E ESCRITA DE
TEXTOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa – IFPE/UFCG
Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo – UFCG
Sessão 02
– 14h às 18h – Local: Auditório B do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
PRINCÍPIOS
QUE NORTEIAM O ENSINO DA ESCRITA: AS INTERVENÇÕES DO ORIENTADOR NO TEXTO
Emari Andrade (FE – USP/GEPPEP)
HETEROGENEIDADE
DE VOZES: MODOS DA PRESENÇA DO OUTRO NA ESCRITA ACADÊMICA
Marinalva Lucas Raimundo da Silva -
UFRN/CELE/GETED
Joelma
Rodrigues de Lima - UFRN/CELE/GETED
O
ESTUDO DE GÊNEROS DA INCIAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A AGÊNCIA NO
DOMÍNIO ACADÊMICO
Ana Maria de Oliveira Paz - UFRN/CERES/DCSH/PPGEL
PRÁTICAS
DE LEITURA E ESCRITA MEDIADAS POR GAMES VIRTUAIS
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
Alexandre José Justino de França (UFRN)
Ana Jamile Damasceno Barbosa (UFRN)
A
INFORMATIVIDADE NA ESCRITA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO: O POSICIONAMENTO DO ALUNO
ENQUANTO AUTOR
Sebastião Carlos dos Santos Silva
(UFRN/DELLEM/GETED)
ASSUMIR
OU NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA (RE), EIS A QUESTÃO: AS RELAÇÕES
ENTRE A RE, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNERO.
Vanessa Fabíola Silva de Faria- UFRN
Aloma Daiany Varela dos Santos Farias -
UFRN
DOS
“PERDIDOS NO ESPAÇO” AOS CAÇADORES DE LIVROS – A PRÁTICA DA LEITURA COMO
REPERTÓRIO DE SABERES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Araceli Sobreira Benevides – POSEDUC/UERN
ANÁLISE
LINGUÍSTICA E METODOLÓGICA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO
SISTÊMICO
Hugo José Medeiros de Oliveira
(Universidade Potiguar)
Sessão 03
– 14h às 18h – Local: Auditório C do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
OUVI DIZER QUE... A MANEIRA DE CITAR
O OUTRO
Gisonaldo
Arcanjo de Sousa ( UFRN)
Maria
José de Oliveira (IFRN)
ESCRITA
ACADÊMICA: FORMAS DE ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR COM SUA ESCRITA
Janima Bernardes Ribeiro
(UFRN/PPGEL/GETED)
A
LEITURA NO CURSO DE LETRAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Laurênia Souto Sales – UFPB
LEITURA
LITERÁRIA NO VALE DO MAMANGUAPE: O PERFIL DOS GRADUANDOS EM LETRAS DA UFPB -
LITORAL NORTE
Carlos Augusto de Melo (UFPB)
Fernanda Batista de Figueiredo (UFPB)
Thaíse Gomes Lira (UFPB)
A
CONSTRUÇÃO DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS
DE ARTIGOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Lidemberg Rocha de Oliveira - UFRN/
PPgEL
O
MEDO DA ESCRITA: EFEITOS NA PRODUÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS
Suelen Gregatti da Igreja – (FE – USP/GEPPEP
A
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DOS GÊNEROS TRABALHADO EM AULAS
NO CURSO DE LETRAS
Elvis Alves da Costa - PPGL/UERN
COM
QUE “VOZ” EU VOU? FORMAS DE UTILIZAÇÃO
DO DISCURSO DO OUTRO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Maria de Fátima Moura Silva
(UFRN/CELE/GETED)
Sayonara Kelly Lopes Brasil
(UFRN/CELE/GETED)
Sessão 04
– 14h às 18h – Local: Auditório D do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
DOS CAMPOS SEMÂNTICOS À PRODUÇÃO
TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Sheila
Praxedes Pereira Campos (Universidade Estadual de Roraima)
LETRAMENTO ACADÊMICO: EVENTOS E
PRÁTICAS NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS E IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA
Klébia Ribeiro da Costa - SME/NATAL/RN
O
PRAZER DA LEITURA E AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELO OS ESTUDANTES AO CHEGAREM
AO ENSINO SUPERIOR
Marcos Pires Carvalho Dos Santos
AS
TECNOLOGIAS DE GOVERNAMENTALIDADE NA REVISTA NOVA ESCOLA: UMA EXPERTISE DA SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR
Layane Juliana Avelino da Silva –
autora/ UnP
Cileide Dantas Cabral – coautora/ UnP
Carmen Brunelli de Moura –
orientadora/ UnP
ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS:
INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO ACADÊMICO
Emiliana Souza
Soares Fernandes - UFRN
Maria das Graças Soares Rodrigues – UFRN
O
CONECTOR COMO ILUSÃO DE ESCRITA
Thayanny Kelinny Vasconcelos
de Lima (UFRN/DLET/IC-PROPESQ /GETED)
DIÁRIO
DE CAMPO: INDÍCIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Katia Cilene Ferreira França
INSCREVENDO
LEITURAS SOBRE SEXUALIDADE NO CURRÍCULO PEDAGÓGICO DA REVISTA NOVA ESCOLA
Ludmila Brena Gesteira da Paixão
Makson Matheus Germano Freitas
Dra. Carmen Brunelli de Moura
DA CIRCULAÇÃO DE
CONHECIMENTO À PRODUÇÃO TEXTUAL: LEITURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE O ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
Enio
Sugiyama Junior (UFBA/ GEPPEP-USP)
Sessão 05
– 14h às 18h –
Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede
REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A LEITURA:
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
Manoelito Costa Gurgel
A
IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Márcia do Amaral Botelho
A
EDUCAÇÃO E LITERATURA ENTRELAÇADOS EM BUSCA DA FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO
SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA BALE
Diana Maria Leite Lopes Saldanha
CADEIA
DE GÊNEROS NA GRADUAÇÃO: ACESSO PRIVILEGIADO A PRÁTICAS DISCURSIVAS ESPECÍFICAS
Patrícia Silva Rosas de Araújo
O PESQUISADOR, A
TEORIA E O OBJETO DE PESQUISA: A ESCRITA DE UMA TESE
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (USP/GEPPEP)
ASPECTOS
DA ESCRITA NOS MANUAIS INTRODUTÓRIOS DE LINGUÍSTICA
Thayse Santos Arimatéia (UFRN/GETED/REUNI)
A
SUBJETIVIDADE NA ESCRITA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO: A FUGA DA TEORIA EM FAVOR
DE UM DISCURSO LEIGO
Valmir
Soares Junior (UFOP)
ESCRITA ACADÊMICA:
DIÁLOGO ENTRE DISCURSOS
Maria
Claudiane Silva de Souza (GETED/UFRN)
05 DE JULHO
Sessão 01
– 14h às 16h – Local: Auditório A do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
A PRESENÇA DO OUTRO
E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA ESCRITA ACADÊMICA
José
Antônio Vieira (PPgEL/UFRN)
CONSTITUIÇÃO
DE UM EMARANHADO
DE SUBJETIVIDADES LEITORAS EM PRÁTICAS MEMORIALÍSTICAS
Carmen
Brunelli de Moura – UnP
Marluce
Pereira da Silva – UFPB
Makson Matheus
Germano Freitas – UnP
O
LUGAR DA MALANDRAGEM EM TRÊS TEMPOS
Rafael
Barreto do Prado – (FFLCH - USP/GEPPEP)
A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE
VARIAÇÃO E MUDANÇA NA ESCRITA DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Elza Maria Silva de Araújo Alves
(UFRN/PPGEL/GETED)
Sessão
02– 14h às 16h – Local: Auditório B do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
O ENSINO
DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA UNIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Alexandro Teixeira Gomes – UFRN
Lucélio Dantas de Aquino – UFRN
PRÁTICAS
DE LEITURA E DE ESCRITA NO
ENSINO SUPERIOR: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O LETRAMENTO DISCENTE
Telma Cristina Gomes da Silva - UFPB
DESCRITORES
DE NÍVEIS DE ESCRITA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Claudenice Cardoso Brito - UFRN
A
ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE PESQUISA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL
(AVA): PRÁTICAS DE ENSINO
E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Julia Cristina de Lima Costa – UFPB
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS PARA A DEZESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS
Lisiane Fachinetto – (GEPPEP/FE-USP)
Sessão
03– 14h às 16h – Local: Auditório C do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS: A
(NÃO) ASSUNÇÃO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E AS INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS NO
GÊNERO JURÍDICO
Emiliana Souza
Soares Fernandes - UFRN
Maria das Graças Soares Rodrigues – UFRN
DIZE-ME
COMO RESENHAS E TE DIREI QUEM ÉS: POSICIONAMENTO ENUNCIATIVO EM RESENHAS
PRODUZIDAS POR ALUNOS DE EM E ACADÊMICOS
Aloma Daiany Varela Farias – UFRN
Vanessa Fabíola Silva de Faria - UFRN
André
Anderson Cavalcante Felipe – UFRN
O
CURRÍCULO DE LETRAS E O ENSINO DE LITERATURA
Roberto
Mibielli
ENTRE A
RESPONSABILIDADE E A CULPA: O PLÁGIO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO
ENSINO SUPERIOR
Ananias
Agostinho da Silva
Maria
da Luz Duarte Leite
Maria
Gorete Paulo Torres
A PRÁTICA DE
ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Tatiane
Xavier Silva (UFRN)
Sessão
04– 14h às 16h – Local: Auditório D do Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes/CCHLA
CHARGE: LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Maria da Conceição Bezerra
da Silva
Itaciana da Silva B. Araújo
ASPECTOS
DA ESCRITA E DA ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO GÊNERO BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Maria do Socorro Oliveira – UFRN
PRATICANDO
A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE MONOGRAFIAS
Clara Regina Rodrigues de SOUZA (UFCG/
PÓSLE/ CAPES)
Williany Miranda da SILVA (UFCG/ PÓSLE)
RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO E UMA ESCRITA
CONSEQUENTE NA GRADUAÇÃO
Mical
de Melo Marcelino
(FE – USP/GEPPEP)
DA
ESCRITA AO ESCRITOR: UM PROCESSO DE IMPLICAÇÃO
Valceli
Ferreira de Carvalho (GEPPEP/FEUSP)
Sessão 05– 14h às 16h – Local: Auditório da
Biblioteca Central Zila Mamede - BCZM
HIPERTEXTO,
CONTEXTO E INTERAÇÃO
Luciene
Oliveira da Costa Santos (PUC-SP)
FORMAÇÃO DE PALAVRAS EXPRESSIVAS
NA NORMA URBANA CULTA DE SÃO PAULO
Celso Antônio Bacheschi (FFLCH-USP)
A ARGUMENTAÇÃO EM PROPOSTAS
DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Andréa
Gomes de Alencar (UNIÍTALO/DLCV/FFLCH/USP)
DESENVOLVIMENTO DE PROFICIÊNCIA
ESCRITORA: INVESTIGANDO PROCESSOS COGNITIVOS QUE SUBJAZEM À ESCRITA
Silvia Augusta de Barros
Albert Bachur/ PUC-SP
Boa tarde.
ResponderExcluirNão me recordo qual o tempo concedido para cada comunicação e não consegui (re)encontrar essa informação no blog. Poderia me dar essa informação, por favor.
Boa tarde,
ResponderExcluirTodos comunicadores terão até 15 minutos para apresentarem suas comunicações e 5 minutos para discussão...
Att;
Comissão Organizadora
VIII SLPES
Olá, vou apresentar uma comunicação no evento, mas ela não consta na programação da sessões de comunicação. Meu nome é Valmir Soares Junior (UFOP). E meu trabalho é "A subjetividade na escrita dos relatórios de estágio: a fuga da teoria em favor de um discurso leigo."
ResponderExcluirAguardo retorno,
Att, Valmir
Oi Zé
ResponderExcluirTe lembra que eu pedi pra trocar o trabalho que está inscrito na seção 2 do dia 04/07, intitulado ASSUMIR OU NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA (RE), EIS A QUESTÃO: AS RELAÇÕES ENTRE A RE, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNERO. por este outro: EXPERTSX INICIANTES: COMO AUTORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA USAM A CITAÇÃO. Em nossas trocas de e-mail achei que sua resposta tinha sido positiva e houvesse trocado o trabalho! Mas vi aqui que não....
Boneca de Trapo, nas orientações que ele mandou por e-mail dizia não ser permitido a troca de horários/datas das comunicações. Deve ser por isso.
ResponderExcluirVanessa, sobre a alteração do trabalho, imaginei que estavam corretos, com a inscrição de dois trabalhos. Qualquer coisa me liga!
ResponderExcluiratt;
José Antônio Vieira