PROGRMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES - ATUALIZADA EM 01/07/2013


04 DE JULHO
Sessão 01 – 14h às 18h – Local: Auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

BLOG: FERRAMENTA MODERNA DE TRABALHO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Danielle Brito da Cunha (UFRN)

RESSONÂNCIA E PUBLICIDADE: A PERSUASÃO NA ESCRITA DE CRIANÇAS
Renata de Oliveira Costa – (FE – USP/GEPPEP)
Orientadora: Claudia Rosa Riolfi  - (FE – USP/GEPPEP)

A INFLUÊNCIA DE GILBERTO FREYRE (1900-1987) NA FORMAÇÃO INTELECTUAL DE JOSÉ LINS DO REGO (1901-1957): UMA LEITURA DAS CARTAS
Maria Liduina de Araújo

A LEITURA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR VIA PROGRAMA BALE
Diana Maria Leite Lopes Saldanha – UERN
Araceli Sobreira Benevides – UERN

A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA ACADÊMICA EM UMA TURMA DE LETRAS DO PARFOR A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIORRETÓRICA: ALGUMAS REFLEXÕES
Rosivaldo Gomes
Adelma Barros-Mendes

ALÉM-MAR: RECEPÇÃO E PRODUÇÃO LITERÁRIA DE
RACHEL DE QUEIROZ (1910-2003)
Keila Vieira de Sousa

ESCRITA ACADÊMICA: O PESQUISADOR E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA.
Maria Aparecida da Silva Miranda (UFRN/PPGEL)
Sulemi Fabiano Campos (UFRN/PPGEL/GETED)

COMPREENSÃO E ESCRITA DE TEXTOS POR ALUNOS DE UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa – IFPE/UFCG
Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo – UFCG

Sessão 02 – 14h às 18h – Local: Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O ENSINO DA ESCRITA: AS INTERVENÇÕES DO ORIENTADOR NO TEXTO
Emari Andrade (FE – USP/GEPPEP)

HETEROGENEIDADE DE VOZES: MODOS DA PRESENÇA DO OUTRO NA ESCRITA ACADÊMICA
Marinalva Lucas Raimundo da Silva - UFRN/CELE/GETED
Joelma Rodrigues de Lima - UFRN/CELE/GETED

O ESTUDO DE GÊNEROS DA INCIAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A AGÊNCIA NO DOMÍNIO ACADÊMICO
Ana Maria de Oliveira Paz - UFRN/CERES/DCSH/PPGEL

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA MEDIADAS POR GAMES VIRTUAIS
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
Alexandre José Justino de França (UFRN)
Ana Jamile Damasceno Barbosa (UFRN)

A INFORMATIVIDADE NA ESCRITA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO: O POSICIONAMENTO DO ALUNO ENQUANTO AUTOR
Sebastião Carlos dos Santos Silva (UFRN/DELLEM/GETED)

ASSUMIR OU NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA (RE), EIS A QUESTÃO: AS RELAÇÕES ENTRE A RE, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNERO.
Vanessa Fabíola Silva de Faria- UFRN
Aloma Daiany Varela dos Santos Farias - UFRN

DOS “PERDIDOS NO ESPAÇO” AOS CAÇADORES DE LIVROS – A PRÁTICA DA LEITURA COMO REPERTÓRIO DE SABERES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
 Araceli Sobreira Benevides – POSEDUC/UERN

ANÁLISE LINGUÍSTICA E METODOLÓGICA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO SISTÊMICO
Hugo José Medeiros de Oliveira (Universidade Potiguar)

Sessão 03 – 14h às 18h – Local: Auditório C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

OUVI DIZER QUE... A MANEIRA DE CITAR O OUTRO
Gisonaldo Arcanjo de Sousa ( UFRN)
Maria José de Oliveira (IFRN)

ESCRITA ACADÊMICA: FORMAS DE ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR COM SUA ESCRITA
Janima Bernardes Ribeiro (UFRN/PPGEL/GETED)

A LEITURA NO CURSO DE LETRAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Laurênia Souto Sales – UFPB

LEITURA LITERÁRIA NO VALE DO MAMANGUAPE: O PERFIL DOS GRADUANDOS EM LETRAS DA UFPB - LITORAL NORTE
Carlos Augusto de Melo (UFPB)
Fernanda Batista de Figueiredo (UFPB)
Thaíse Gomes Lira (UFPB)

A CONSTRUÇÃO DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS DE ARTIGOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Lidemberg Rocha de Oliveira - UFRN/ PPgEL

O MEDO DA ESCRITA: EFEITOS NA PRODUÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS
Suelen Gregatti da Igreja – (FE – USP/GEPPEP

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DOS GÊNEROS TRABALHADO EM AULAS NO CURSO DE LETRAS
Elvis Alves da Costa - PPGL/UERN

COM QUE “VOZ” EU VOU?  FORMAS DE UTILIZAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Maria de Fátima Moura Silva (UFRN/CELE/GETED)
Sayonara Kelly Lopes Brasil (UFRN/CELE/GETED)

Sessão 04 – 14h às 18h – Local: Auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

DOS CAMPOS SEMÂNTICOS À PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Sheila Praxedes Pereira Campos (Universidade Estadual de Roraima)

LETRAMENTO ACADÊMICO: EVENTOS E PRÁTICAS NO ÂMBITO DAS LICENCIATURAS E IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA
Klébia Ribeiro da Costa - SME/NATAL/RN

O PRAZER DA LEITURA E AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELO OS ESTUDANTES AO CHEGAREM AO ENSINO SUPERIOR
Marcos Pires Carvalho Dos Santos

AS TECNOLOGIAS DE GOVERNAMENTALIDADE NA REVISTA NOVA ESCOLA: UMA EXPERTISE DA SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR
Layane Juliana Avelino da Silva – autora/ UnP
Cileide Dantas Cabral – coautora/ UnP
Carmen Brunelli de Moura – orientadora/  UnP

ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS: INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS E RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO ACADÊMICO
Emiliana Souza Soares Fernandes - UFRN
Maria das Graças Soares Rodrigues – UFRN

O CONECTOR COMO ILUSÃO DE ESCRITA
Thayanny Kelinny Vasconcelos de Lima (UFRN/DLET/IC-PROPESQ /GETED)

DIÁRIO DE CAMPO: INDÍCIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Katia Cilene Ferreira França

INSCREVENDO LEITURAS SOBRE SEXUALIDADE NO CURRÍCULO PEDAGÓGICO DA REVISTA NOVA ESCOLA
Ludmila Brena Gesteira da Paixão
Makson Matheus Germano Freitas                          
Dra. Carmen Brunelli de Moura

DA CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO À PRODUÇÃO TEXTUAL: LEITURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Enio Sugiyama Junior (UFBA/ GEPPEP-USP)

Sessão 05 – 14h às 18h –
Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A LEITURA: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
Manoelito Costa Gurgel

A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Márcia do Amaral Botelho

A EDUCAÇÃO E LITERATURA ENTRELAÇADOS EM BUSCA DA FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA BALE        
Diana Maria Leite Lopes Saldanha

CADEIA DE GÊNEROS NA GRADUAÇÃO: ACESSO PRIVILEGIADO A PRÁTICAS DISCURSIVAS ESPECÍFICAS
Patrícia Silva Rosas de Araújo

O PESQUISADOR, A TEORIA E O OBJETO DE PESQUISA: A ESCRITA DE UMA TESE
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (USP/GEPPEP)

ASPECTOS DA ESCRITA NOS MANUAIS INTRODUTÓRIOS DE LINGUÍSTICA
 Thayse Santos Arimatéia (UFRN/GETED/REUNI)

A SUBJETIVIDADE NA ESCRITA DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO: A FUGA DA TEORIA EM FAVOR DE UM DISCURSO LEIGO
Valmir Soares Junior (UFOP)

ESCRITA ACADÊMICA: DIÁLOGO ENTRE DISCURSOS
Maria Claudiane Silva de Souza (GETED/UFRN)


05 DE JULHO

Sessão 01 – 14h às 16h – Local: Auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

A PRESENÇA DO OUTRO E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA ESCRITA ACADÊMICA
José Antônio Vieira (PPgEL/UFRN)

CONSTITUIÇÃO DE UM EMARANHADO DE SUBJETIVIDADES LEITORAS EM PRÁTICAS MEMORIALÍSTICAS
Carmen Brunelli de Moura – UnP
Marluce Pereira da Silva – UFPB
Makson Matheus Germano Freitas – UnP

O LUGAR DA MALANDRAGEM EM TRÊS TEMPOS
Rafael Barreto do Prado – (FFLCH - USP/GEPPEP)

A UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE VARIAÇÃO E MUDANÇA NA ESCRITA DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Elza Maria Silva de Araújo Alves (UFRN/PPGEL/GETED)

Sessão 02– 14h às 16h – Local: Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

O ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTO NA UNIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Alexandro Teixeira Gomes – UFRN
Lucélio Dantas de Aquino – UFRN

PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O LETRAMENTO DISCENTE
Telma Cristina Gomes da Silva - UFPB

DESCRITORES DE NÍVEIS DE ESCRITA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS
Claudenice Cardoso Brito - UFRN

A ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE PESQUISA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL (AVA): PRÁTICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Julia Cristina de Lima Costa – UFPB

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DISPOSITIVOS PARA A DEZESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS
Lisiane Fachinetto – (GEPPEP/FE-USP)

Sessão 03– 14h às 16h – Local: Auditório C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS: A (NÃO) ASSUNÇÃO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA E AS INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS NO GÊNERO JURÍDICO
Emiliana Souza Soares Fernandes - UFRN
Maria das Graças Soares Rodrigues – UFRN

DIZE-ME COMO RESENHAS E TE DIREI QUEM ÉS: POSICIONAMENTO ENUNCIATIVO EM RESENHAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DE EM E ACADÊMICOS
Aloma Daiany Varela Farias – UFRN
Vanessa Fabíola Silva de Faria - UFRN
André Anderson Cavalcante Felipe – UFRN

O CURRÍCULO DE LETRAS E O ENSINO DE LITERATURA
Roberto Mibielli

ENTRE A RESPONSABILIDADE E A CULPA: O PLÁGIO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
Ananias Agostinho da Silva
Maria da Luz Duarte Leite
Maria Gorete Paulo Torres

A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Tatiane Xavier Silva (UFRN)

Sessão 04– 14h às 16h – Local: Auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA

CHARGE: LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Maria da Conceição Bezerra da Silva
Itaciana da Silva B. Araújo

ASPECTOS DA ESCRITA E DA ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO GÊNERO BOLETIM DE OCORRÊNCIA
 Maria do Socorro Oliveira – UFRN

PRATICANDO A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE MONOGRAFIAS
Clara Regina Rodrigues de SOUZA (UFCG/ PÓSLE/ CAPES)
Williany Miranda da SILVA (UFCG/ PÓSLE)

RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO DE ORIENTAÇÃO E UMA ESCRITA CONSEQUENTE NA GRADUAÇÃO
Mical de Melo Marcelino (FE – USP/GEPPEP)

DA ESCRITA AO ESCRITOR: UM PROCESSO DE IMPLICAÇÃO
Valceli Ferreira de Carvalho (GEPPEP/FEUSP)


Sessão 05– 14h às 16h – Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede - BCZM

HIPERTEXTO, CONTEXTO E INTERAÇÃO
Luciene Oliveira da Costa Santos (PUC-SP)

FORMAÇÃO DE PALAVRAS EXPRESSIVAS NA NORMA URBANA CULTA DE SÃO PAULO
Celso Antônio Bacheschi (FFLCH-USP)

A ARGUMENTAÇÃO EM PROPOSTAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Andréa Gomes de Alencar (UNIÍTALO/DLCV/FFLCH/USP)

DESENVOLVIMENTO DE PROFICIÊNCIA ESCRITORA: INVESTIGANDO PROCESSOS COGNITIVOS QUE SUBJAZEM À ESCRITA
Silvia Augusta de Barros Albert Bachur/ PUC-SP


6 comentários:

  1. Boa tarde.

    Não me recordo qual o tempo concedido para cada comunicação e não consegui (re)encontrar essa informação no blog. Poderia me dar essa informação, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Todos comunicadores terão até 15 minutos para apresentarem suas comunicações e 5 minutos para discussão...

    Att;

    Comissão Organizadora
    VIII SLPES

    ResponderExcluir
  3. Olá, vou apresentar uma comunicação no evento, mas ela não consta na programação da sessões de comunicação. Meu nome é Valmir Soares Junior (UFOP). E meu trabalho é "A subjetividade na escrita dos relatórios de estágio: a fuga da teoria em favor de um discurso leigo."

    Aguardo retorno,

    Att, Valmir

    ResponderExcluir
  4. Oi Zé
    Te lembra que eu pedi pra trocar o trabalho que está inscrito na seção 2 do dia 04/07, intitulado ASSUMIR OU NÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA (RE), EIS A QUESTÃO: AS RELAÇÕES ENTRE A RE, SEQUÊNCIAS TEXTUAIS E GÊNERO. por este outro: EXPERTSX INICIANTES: COMO AUTORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA EM PESQUISA USAM A CITAÇÃO. Em nossas trocas de e-mail achei que sua resposta tinha sido positiva e houvesse trocado o trabalho! Mas vi aqui que não....

    ResponderExcluir
  5. Boneca de Trapo, nas orientações que ele mandou por e-mail dizia não ser permitido a troca de horários/datas das comunicações. Deve ser por isso.

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, sobre a alteração do trabalho, imaginei que estavam corretos, com a inscrição de dois trabalhos. Qualquer coisa me liga!
    att;

    José Antônio Vieira

    ResponderExcluir